Com Safadão e Durval Lélys, último dia do Circuito ‘Vem pro Mar’ arrasta 1 milhão de pessoas

Enquanto a Avenida Litorânea vibrava com os grandes shows, o circuito ‘Vem pra Madre’, no coração da Madre Deus, manteve viva a tradição do Carnaval maranhense

O encerramento do Carnaval 2026 na Avenida Litorânea consolidou o evento como o maior já realizado no estado. Sob um sol intenso e o comando de grandes nomes como Durval Lélys, Wesley Safadão e Eric Land, o circuito “Vem pro Mar” reuniu mais de 1 milhão de foliões apenas nesta terça-feira (17), segundo dados da Polícia Militar.

A temporada 2026 do Carnaval maranhense bateu recorde de público, e o governador Carlos Brandão destacou a programação como um sucesso total.

“Nosso Carnaval está consolidado. Fizemos um Pré-Carnaval e o Carnaval com muita segurança, além de geração de emprego e renda para as pessoas ganharem seu dinheiro e sustentarem suas famílias. Movimentamos toda a cadeia produtiva. De hotéis a restaurantes, bares, comerciantes informais, valorizando os artistas da casa e trazendo também atrações nacionais. Nós mostramos para o Brasil e o mundo que o Maranhão é a terra do Carnaval e da cultura”, assinalou.

Programação Circuito ‘Vem pro Mar’

Ainda no fim da manhã, a orla da capital maranhense foi tomada por um mar de gente ao som do pagode do grupo Reflexão, que abriu os trabalhos do dia, animando o público. Mantendo a energia no alto, a Máquina de Descascar’Alho levou toda a irreverência do Carnaval maranhense para a avenida. Em seguida, a cantora Patrícia Linhares apresentou um repertório eclético com hits que não podem faltar em uma boa festa de Momo. Coube ao Blocão do Jacaré abrir caminho para a primeira grande atração nacional do dia.

Com o sol a pino, o cantor baiano Durval Lélys trouxe para o trio toda a experiência de quem comanda o Carnaval há 44 anos, arrastando o público com sucessos gravados em sua voz pelas bandas por onde passou, como o Asa de Águia, uma das mais importantes bandas de axé do Brasil, na qual permaneceu até 2014, antes de seguir carreira solo. E a população atendeu ao chamado do “Durvalino”, cantando e dançando sucessos como “Xô, Satanás”, “A Dança da Tartaruga”, “Manivela” e “Dança do Vampiro”.

A música maranhense voltou a brilhar no circuito com o Samba de Reis. Já no fim da tarde, foi a vez de Wesley Safadão comandar o arrastão da folia, embalado por hits atemporais como “Tentativas em Vão”, “Camarote”, “Ar-Condicionado no 15”, “Pega o Guanabara” e “Poderosa”.

E como no Carnaval em São Luís não poderia faltar um bom reggae, a banda Jamaica Brasileira manteve a festa agitada com muito roots. Última atração nacional do dia e já com uma chuva fina caindo na capital, Eric Land levou ao circuito sucessos que acumulam milhões de visualizações nas plataformas de streaming, como “Beijo das Galáxias”, “Cidade Inteira”, “O Povo Gosta é do Piseiro” e “Atende Aí, Amor”.

Depois da sequência de piseiro e swingueira de Eric Land, o público curtiu a noite ao som do Baile do PV. O encerramento da programação oficial do circuito ficou a cargo dos maranhenses do Sambaceuma, que não deixaram ninguém parado ao som de muito samba e pagode.

Circuito ‘Vem pra Madre’

Enquanto a Avenida Litorânea vibrava com os grandes shows, o circuito ‘Vem pra Madre’, no coração da Madre Deus, manteve viva a tradição do Carnaval maranhense. Blocos tradicionais, turmas de samba e fofões coloriram as ruas históricas, provando que a modernidade dos grandes palcos convive em harmonia com as raízes maranhenses.

No palco São Jorge, o público se divertiu com a tradição do Tambor de Crioula Brilho de São Benedito e o grupo afro GDAM. Também passaram pelo local o grupo Samba de Mina, o bloco Sem Limite, o Samba de Reis e o Vagabundos du Jegue.

Já no Palco Ponto de Fuga, a festa foi comandada pelo Bloco Tradicional Falcão de Prata, Bloco 100 Sigilo, Paulinho Melodia, Mesa de Bar, Resenha do Poder e o pagode do Vandico. No Palco Gavião, a Tribo de Índio Kayapó, o Bloco do Cruz, o grupo Tôdimais, o Pagode 90 com Márcio Art e Delcio Luiz e o cantor Beto Pereira encerraram o Carnaval 2026.

Carnaval do Maranhão 2026

O Carnaval do Maranhão 2026 foi aberto oficialmente na sexta-feira (13). Somente no circuito ‘Vem pro Mar’ foram 50 atrações movimentando a Avenida Litorânea de 13 a 17 de fevereiro, reunindo grandes artistas locais, regionais e nacionais. Destas, 16 foram atrações nacionais, como Anitta, Alok, Zé Vaqueiro, Calcinha Preta, Cláudia Leitte e Nattan, entre outros.

Um forte esquema de segurança do Governo do Maranhão atuou de forma integrada durante as apresentações. A Operação Carnaval Seguro 2026 mobilizou, somente em São Luís, cerca de 4 mil policiais e bombeiros, com policiamento a pé, viaturas, motocicletas, patrulhamento na faixa de areia, videomonitoramento contínuo, além de pontos de revista dos foliões e apoio do Centro Tático Aéreo (CTA). Em todo o estado, o efetivo da segurança chegou a 8 mil agentes destacados para os circuitos de Carnaval.

O Governo do Estado destaca o Carnaval do Maranhão como uma importante política pública de desenvolvimento econômico. A festa movimenta setores como hotelaria, bares e restaurantes, transporte, comércio informal e serviços diversos, gerando empregos diretos e indiretos durante o período e beneficiando comerciantes informais, músicos, produtores culturais, técnicos e trabalhadores de várias áreas.