São Luís aparece entre as capitais com melhores índices de segurança do Nordeste, aponta levantamento
O posicionamento de São Luís no ranking nacional é associado à continuidade dessas políticas públicas voltadas ao fortalecimento da segurança.
São Luís foi classificada como a capital com os melhores indicadores de segurança pública do Nordeste e a oitava colocada no ranking nacional, segundo levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo analisa a capacidade das cidades de oferecer condições de segurança e qualidade de vida à população no longo prazo.
De acordo com o CLP, a avaliação considera diferentes aspectos relacionados à segurança pública e ao ambiente urbano. O desempenho de São Luís ocorre em um contexto de ampliação de investimentos do Governo do Maranhão na área, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Em declaração sobre o resultado, o governador Carlos Brandão afirmou que, apesar do avanço registrado, as ações na área seguem em andamento. Segundo ele, os investimentos têm sido direcionados ao aumento do efetivo, aquisição de equipamentos e uso de tecnologia e inteligência.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, também comentou os dados, destacando que a segurança pública é uma das prioridades da atual gestão e que os investimentos envolvem infraestrutura, tecnologia, equipamentos e valorização profissional, com foco no policiamento ostensivo, preventivo e investigativo na capital e em outras regiões do estado.
Desde 2022, o Governo do Maranhão informa ter ampliado os investimentos no setor, com a entrega de mais de 840 viaturas, a modernização de 73 delegacias em todo o estado e o reforço do efetivo policial, além da adoção de novas tecnologias. Em 2025, foi anunciado reajuste salarial de 20% para profissionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, somado ao reajuste de 5,1% concedido em 2024.
O posicionamento de São Luís no ranking nacional é associado à continuidade dessas políticas públicas voltadas ao fortalecimento da segurança, que incluem a ampliação do efetivo, a renovação da frota e investimentos em tecnologia e inteligência policial.
Fonte oimparcial.com.br