OAB confere título a Sarney de "Estadista da Democracia"

Em uma sessão solene do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o ex-presidente José Sarney foi agraciado com a Medalha Raymundo Faoro, a mais alta distinção da advocacia brasileira, e recebeu o título de "Estadista da Democracia".
A homenagem realizada no dia 7 de abril de 2024, marcou o reconhecimento da OAB à trajetória de Sarney e sua fundamental contribuição para a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988. Segundo o presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti, a honraria celebra aquele que inaugurou o mais longo período democrático da República e cuja liderança foi essencial em um dos momentos mais sensíveis da história nacional.
A outorga da Medalha Raymundo Faoro expressa tanto reconhecimento pela liderança de Sarney na reconstrução democrática do Brasil quanto a memória de sua presença indissociável da narrativa constitucional do país. Simonetti enfatizou que a história da democracia brasileira reflete inevitavelmente a biografia de José Sarney. Coube a ele conduzir a transição democrática, convocar a Assembleia Nacional Constituinte e garantir a promulgação da Constituição de 1988, um documento considerado fundacional da nova ordem constitucional brasileira.
A atuação de Sarney foi descrita como marcada pela escuta, moderação e compromisso com as instituições, compreendendo o papel do Direito na reconstrução da República e o valor da estabilidade institucional como pilar da liberdade e do avanço social.
"Ao longo de décadas, Sarney demonstrou profundo respeito à advocacia, com reconhecimento efetivo do papel da classe na consolidação do Estado Democrático de Direito. Mais do que um parceiro histórico da OAB, José Sarney é também um advogado, o que para a instituição é motivo de legítimo orgulho. Simonetti destacou a afirmação da advocacia brasileira de que “o Presidente José Sarney é advogado - é um dos nossos!”, destacou o presidente da OAB.
Em seu discurso, Simonetti recordou uma fala de Sarney no Senado Federal, quando este homenageou a OAB, ressaltando a necessidade de "ícones e legendas" para a construção de uma nação, além de historiadores, políticos e poetas. Retomando essa citação, o presidente da OAB declarou que, naquele momento, o ícone era o Presidente José Sarney, e a legenda outorgada era a de "estadista da democracia!". A homenagem se configura, assim, como um tributo da advocacia brasileira a uma figura central na história democrática do país.
Por imirante