Entenda como ocorre o golpe do falso corte do Bolsa Família que já fez vítimas no MA

A Prefeitura de Coelho Neto, a cerca de 365 km de São Luís, emitiu um alerta após descobrir um novo golpe que está sendo aplicado contra beneficiários do programa Bolsa Família. Criminosos têm utilizado aplicativos de mensagens para enganar cidadãos, informando sobre um suposto bloqueio de benefícios e solicitando dados pessoais das vítimas.

O esquema criminoso foi exposto após relatos de beneficiários que buscaram o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, que relataram ter recebido mensagens de supostas autoridades, que afirmavam que 800 benefícios tinham sido bloqueados e que eles estavam na lista de afetados.

Ainda segundo os beneficiários, o golpista se apresenta como alguém próximo dos diretores do CRAS, prometendo ajuda para regularizar a situação em troca de informações pessoais.

O conteúdo das mensagens é alarmante e algumas pessoas, ao se deixarem levar pela urgência do aviso, acabaram fornecendo dados sensíveis aos golpistas.

Ao tomar conhecimento da situação, a Prefeitura de Coelho Neto afirmou que acionou a polícia para investigar a origem dessas mensagens e alertar a população sobre o golpe. As ligações fraudulentas têm sido feitas com códigos de DDD 86 (Piauí), 63 (Tocantins) e 98 (Maranhão), o que pode facilitar a identificação dos autores.

Por g1 MA — São Luís